Como Preparar uma Refeição sem Sujar a Cozinha

 

 * Tenha por perto um pano húmido com algumas gotas de detergente. Vá limpando tudo o que sujar: geladeira, armários, forno, fogão, bancadas, etc.
 * Separe os ingredientes que serão usados na receita:

  1. Carnes: Tempere (se for o caso) e coloque na geladeira, dentro de uma tupperware. Deixe o lava loiças limpo.
  2. Verduras: Lave em bastante água corrente uma a uma as folhas que você vai usar na comida. Depois ponha de molho em água com vinagre dissolvida em água pura na proporção de 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Deixar de molho por 30 minutos. Escorrer bem a água, não enxaguar, leve ao secador de salada antes de temperar ou arrumar na travessa. Deixe de molho em um canto do lava loiças.
  3. Temperos, condimentos e molhos: Coloque dentro de tacinhas pequenas.
  4. Óleo, vinagre, vinho e tudo o que estiver em garrafas ou bisnagas: Coloque em cima de uma bandeja.

 * Utensílios que serão usados, separe os utensílios necessários para a preparação do prato.

  1. Panelas: Use apenas as necessárias. Lembre-se que depois terá de lavá-las. Procure usar sempre as mesmas panelas. Por exemplo: se cozinhar legumes, retire-os e aproveite a mesma panela para refogá-los; se usar frigideira passe uma esponja limpa e use-a novamente.
  2. Panelas antiaderentes: Não coloque no fogo a aquecer por mais de 4 minutos, pois a alta temperatura estraga o revestimento. Nestas panelas só podemos usar colheres de pau, de plástico ou de borracha. Formas de bolo e assadeiras desse material devem ser untadas com um pouco de óleo, facilitando a retirada do assado.

A cozinha deve estar limpa. Só travessas, pratos e talheres que estão a ser usados na mesa serão lavados depois.

As panelas usadas, devem ser raspadas com uma colher de borracha e deixadas cheias de água quente com um pingo de detergente. Estas também serão lavadas após a refeição.