Dicas para as Aves

 

 * Tempere a gosto o frango. Numa panela com óleo bem quente, coloque várias rodelas de cebola e deixe dourar bem. Adicione o frango temperado. Ele ficará com a cor, sabor e aroma agradáveis.

 

 * Retire a banha amarela que envolve o frango, lave e coloque numa panela para derreter. Em seguida, coloque o frango já cozido que ele ficará muito mais saboroso.

 

 * Para tirar o cheiro do frango junte uma colher (de sopa) de vinagre no tempero para o frango fica sem aquele cheiro característico. Pode-se usar vinagre também na louça utilizada para preparar o frango, bem como na pia.

 

 * O frango frito fica dourado e sequinho, sem colar na panela, se colocar uma colher de sopa de maisena no óleo de fritura bem quente.

 

 * Utilize as sobras de frango assado ou ensopado para fazer risoto, suflê, arroz de forno, canelone, salada, croquetes, torta, pudim ou ainda recheios para empadas e pastéis, misturando com palmito e ervilha.

 

 * Para deixar um frango ou galinha bem limpos e branquinhos, passe farinha de mandioca, deixando por cinco minutos. Depois, lave com água fria.

 

 * O frango frito fica dourado e sequinho, sem colar na panela, se você colocar uma colher de sopa de maisena no óleo de fritura bem quente.

 

  * Em vez de um peru grande, compre dois pequenos. Além de assar em menos tempo, você tem duas vezes os melhores pedaços. 

 

 * Para desossar um frango, corte a pele das costas no sentido do comprimento. Passe a lâmina da faca entre a carne e os ossos. Quebre os ossos das pernas e  vire-as para poder retirar a carne.

 

 * Quando for empanar frango com  farinha, deixe-o na geladeira por uma hora. Assim, a farinha adere melhor ao frango na hora da fritura.

 

 * Adicione, ao  refogar a galinha, duas colheres de sopa de açúcar. Assim, ela ficará dourada e bem firme quando cozida. 

 

 * Para evitar que as aves assadas fiquem secas demais, pincele toda a superfície com manteiga ou margarina.

 

 * Ao preparar o frango a passarinho, coloque uma colher de sopa de amido de milho no óleo de fritura bem quente. Assim o frango vai ficar dourado e bem sequinho, sem colar na panela.

 

 * Se a galinha estiver dura e demorando a cozinhar, coloque dentro da panela uma cortiça. Assim, a galinha amolece rapidamente.

 

 * Deixe o frango descongelar sozinho dentro de uma vasilha. Utilize a água do degelo para cozinhar o frango, pois ali estão as suas vitaminas.

 

  * Faça uma pasta com dois ovos cozidos, salsinha picada, dois dentes de alho, uma pitada de pimenta-do-reino e maionese. Passe o frango nessa mistura e coloque a assar. Ele ficará muito saboroso.

 

 * O frango ficará mais macio se você colocar no tempero ou no cozimento uma pitada de fermento em pó ou de bicarbonato de sódio.

 

 * A carne de peru ficará crocante e com sabor mais apurado se você pincelar com mel depois de assar. 

 

 *  Passe, no peito do frango, manteiga ou margarina, ou ainda óleo, e cubra com papel de alumínio. Leve para assar, colocando o frango com o peito voltado para baixo. Assim, a carne ficará mais macia.

 

 * Para que o frango ou galinha cozinhem mais rápido, basta adicionar meio copo de cerveja clara ao cozimento.

 

 * Antes de temperar o frango, escalde com água fervente e sumo de limão. O frango ficará menos gorduroso.

 

 * O frango à milanesa ficará mais saboroso se você acrescentar um pouco de queijo parmesão ralado à farinha de rosca, antes de fritar.

 

 * Desfiar frango: basta levar os peitos de frango para cozinhar em água, com os temperos que mais gostar. Quando estiverem cozidos, desligue o fogo e deixe-os ali, envoltos no caldo quente. Com a ajuda de um garfo, pesque um dos pedaços e deite-o num prato ou tábua de carne. Como ainda está quente e macio, tudo fica mais fácil. Espete a carne com um garfo e, com os préstimos de outro garfo, vá puxando as fibras aos bocados. Repita a operação quantas vezes for necessário.

 

 * Para conseguir com que o peito de frango macio ponha para ferver um bom caldo de legumes (com sal). Quando estiver fervendo coloque o peito inteiro sem pele e sem osso. Desligue o fogo 1 minuto depois e deixe-o no caldo mais dois minutos.

publicado por Sofia às 17:42