Como cortar cebola sem chorar

Ao cortar cebolas acontece uma reação química onde os gases contidos neste vegetal são liberados e reagem com nosso corpo nos fazendo chorar. Quando estes gases entram em contato com o as secreções lacrimais naturais de nossos olhos, eles se transformam em uma espécie de ácido que acaba por irritar o globo ocular. Como forma de defesa o organismo reage produzindo as lágrimas para expulsar o “invasor”.

Dicas
.Colocar um ventilador próximo com o vento em direção transversal apontando para a cebola de forma com que os gases não consigam chegar perto dos olhos.
.Descascar e cortar as cebolas debaixo de água corrente ou dentro de uma bacia com água para que o ácido se forme antes de entrar em contato com os olhos.
.Molhar as cebolas e as mãos antes de começar o corte para que uma parte do gás já comece a reagir, diminuindo assim seu efeito perante os olhos. O cheiro de cebola das mãos pode ser retirado com limão.
.Deixar as cebolas no congelador pouco tempo antes para que sua temperatura resfrie, uma vez em que temperaturas menores inibem a liberação de gases e enzimas. Também pode-se fazer o mesmo com a faca que será utilizada.
.Enquanto pica as cebolas, pode-se respirar profundamente pela boca a fim de que o gás ou parte dele seja inalado e não chegue aos olhos.
.Realizar os cortes com uma faca bem afiada de modo com que as células da cebola sejam menos danificadas e com isso haja menos liberação de gás.
.Procurar não cortar as raízes para também haja menos liberação de gás.
.Tentar sempre cortar a cebola do meio para as pontas, pois estas acabam liberando mais gases.
.Colocar um palito de fósforo na boca, com a cabeça apontada para fora. As substâncias contidas na cabeça do fósforo irão absorver parte dos gases que causam as irritações nos olhos.